x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 184

Imposto do MEI - como restituir

ROMULO EMELE ALVES AMORIM

Romulo Emele Alves Amorim

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 39 semanas Quinta-Feira | 30 janeiro 2025 | 09:57

Senhores bom dia

Alguém poderia mim ajudar, estou com a seguinte situação

A empresa foi desenquadrada do MEI, de forma retroativa e desde 2024 era pra está pagando como simples, po´rem fez os pagamentos do das MEI..
existe algum valor que pode ser solicitado ou não ? visto que o imposto do MEI a maior parte é  INSS???

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 2 dias Sexta-Feira | 31 outubro 2025 | 15:15

Boia tarde,

Solicitação de restituição (opcional):

No e-CAC (RFB) , opção "Restituição e Compensação - Pedido Eletrônico".
Só será aceito se houver valores de tributos federais recolhidos indevidamente,  no caso do MEI, normalmente não há valores federais diretos, apenas o INSS e o ISS/ICMS fixo, então raramente há saldo a restituir.

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
FRANCISLEI

Francislei

Prata DIVISÃO 1 , Autônomo(a)
há 2 dias Sexta-Feira | 31 outubro 2025 | 16:28

Romulo, boa tarde!

Peguei um caso recente, é só entrar no ecac e pedir a restituição. Coloquei para pagar em pix e pagaram com menos de 1 ano.

Francislei O. Souza
Tecnico Contabil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade